ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:

História

A fundação de Alexânia está ligada à construção de Brasília (DF). O povoamento iniciou-se em 1957, sob a direção de Alex Abdallah, sócio proprietário do loteamento. Com o advento de Brasília, as condições de desenvolvimento comercial, imobiliário e industrial despertaram o interesse geral para a formação do núcleo urbano, às margens da BR-101, entre Anápolis e Brasília, em uma posição privilegiada.

Foram realizados levantamentos aerofotogramétricos, climatológicos, hidrográficos e de salubridade, procedendo-se, como incentivo, a distribuição de lotes residenciais com prazo estipulado para a construção. Desde seu início, o povoado recebeu o nome de “Alexânia” em homenagem ao seu idealizador e fundador Alex Abdallah.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santo Antônio do Olho D’Água (ex-povoado), pela Lei Municipal nº 170, de 26-12-1953, subordinado ao município de Corumbá de Goiás. Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Santo Antônio do Olho D’Água, figura no município de Corumbá de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de Olhos D’Água, pela Lei Estadual nº 2115, de 14-11-1958, desmembrado de Corumbá de Goiás. Sede no atual distrito de Olhos D’Água (ex-Santo Antônio do Olho D’Água).Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município de Olhos D’Água é constituído do distrito sede.
Pela Lei Estadual n.º 4, de 21-06-1961, é transferida a sede municipal do distrito de Olhos D’Água para os povoados de Alexânia e Nova Flórida. Pela Lei Estadual nº 4.919, de 14-11-1963, o distrito de Olhos D’Água passou a denominar-se Alexânia. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município de Alexânia (ex-Olhos D’Água) é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Pela Lei Municipal nº 132, de 30-06-1989, é criado o distrito de Olhos D’Água e anexado ao município de Alexânia. Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído de dois distritos: Alexânia e Olhos D’Água. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2017.